COMO É FEITA A CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
A Cirurgia Refrativa a Laser LASIK (Laser-Assisted in Situ Keratomileusis) é a cirurgia refrativa mais praticada no mundo por ser extremamente precisa, segura e prática, com mínimo desconforto e muitos benefícios. Basicamente na Cirurgia Refrativa a Laser, utilizam-se dois tipos de Laser – Femtosegundo e Excimer.
PERFIS DE ABLAÇÃO DOS DIFERENTES ERROS DE REFRAÇÃO
O Excimer Laser trata os diferentes erros de Refração com nomogramas de aplicação em diferentes áreas da Córnea para cada erro de Refração, além de utilizar ablações personalizadas para cada olho, refinando ainda mais a qualidade visual final.
DELAMINAÇÃO A LASER DA CÓRNEA PELO MÉTODO FEMTOLASIK
O primeiro Laser, o Laser de Femtosegundo, é utilizado para criar uma Delaminação (abertura na córnea) onde se preserva o Epitélio, parte protetora da córnea, importante para o sucesso da cirurgia. O processo de Delaminação da córnea pelo Laser Femtosegundo é extremamente preciso e leva apenas alguns segundos.
ABERTURA DA DELAMINAÇÃO (FLAP CORNEANO)
Após ser criada com o Laser de Femtosegundo, a Delaminação é aberta pelo Cirurgião Oftalmologista para aplicação do segundo Laser, o Excimer Laser, que irá corrigir o grau no olho do paciente. Esta Delaminação funciona como um tipo de “velcro” que adere novamente na córnea.
IDENTIFICAÇÃO DO OLHO DO PACIENTE
Inicia-se agora a identificação do olho do paciente (Eye Tracking) pelo Excimer Laser. A impressão digital criada pela Topoanálise da Córnea é carregada ao sistema, posicionando o Laser de forma correta para dar início à aplicação do Excimer Laser. Neste momento o Laser identifica as referências oculares como a Pupila e vasos Conjuntivais e aplica as correções de Ciclotorsão e localização do Vértex Corneano.
CORREÇÃO DA CÓRNEA POR LASER EXCIMER
Aqui é onde a correção da visão acontece. O Laser Excimer é aplicado na córnea, corrigindo os erros refracionais e as aberrações de alta ordem. É nesta hora que estamos tratando os graus de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo do paciente.
FECHAMENTO DA DELAMINAÇÃO
Após a correção da córnea, sua superfície é bem “lavada” para melhor aderência e para que não haja inflamações quando o flap corneano for fechado. Isso garante uma melhor visão do paciente após a cirurgia.
FINALIZAÇÃO DA CIRURGIA REFRATIVA
Para finalizar é feita a secagem com uma esponja e aplicado um jato de ar medicinal limpo. Este passo é importante, pois irá fazer a aderência do flap sem nenhum tipo de cola ou sutura.
Pronto! A Cirurgia Refrativa a Laser é mais rápida do que o tempo que você levou para ler esta página.
A Cirurgia Refrativa a Laser traz muitos benefícios para sua vida. Imagine praticar seu esporte preferido sem óculos: correr, nadar, ir na academia. Isso sem falar em poder se maquiar, dirigir com independência dos óculos, cozinhar sem engordurar as lentes, andar na chuva sem molhar a visão.
Viver sem óculos pode estar ao seu alcance com a Cirurgia Refrativa a Laser.
Fale com seu Oftalmologista e traga essa liberdade para sua vida.
Sob orientação de:
Dr. Fernando Paganelli
Fellowship em Cirurgia de Catarata, Transplante de Córnea e Cirurgia Refrativa.
CRM: 94.207 | RQE: 22.055